O seu cabelo está danificado, seco e baço? Talvez perca volume ou fique oleoso logo após a lavagem? Se luta com problemas semelhantes e não tem ideia de como superá-los, é altura de determinar a porosidade do seu cabelo. Desta forma, poderá combinar os óleos adequados e começar com um tratamento dedicado. Porquê esperar? Comece agora mesmo!

Sabe o que é a porosidade do cabelo?

A porosidade do cabelo é determinada pelas cutículas do cabelo. Depende da sua posição em relação ao eixo do cabelo. As cutículas podem ser apertadas ou soltas. A porosidade também se refere à capacidade de absorver e reter a humidade pelo cabelo. Isso está conectado à condição geral e à aparência dos seus fios. Pode distinguir três tipos de porosidade do cabelo: baixa, média e alta.

CABELO DE BAIXA POROSIDADE

Esse tipo de cabelo é considerado principalmente saudável e parece muito bom. A camada de cutículas é apertada com cutículas sobrepostas. Portanto, os cuidados e estilo não são muito fáceis. Os ingredientes ativos, a água e os corantes capilares são quase incapazes de penetrar no seu interior. Por outro lado, o cabelo de baixa porosidade é resistente a danos, não é estático nem frisado, mas sedoso, liso e brilhante.

CABELO DE ALTA POROSIDADE

Neste caso, o cabelo é geralmente danificado, extremamente seco e com falta de brilho. Os fios têm aberturas e furos nas cutículas. Consequentemente, as madeixas absorvem rapidamente a água e secam rapidamente. Os ingredientes ativos podem penetrar facilmente dentro do cabelo, bem como todas as impurezas. Este tipo de cabelo é fácil de fazer penteados e de pintar. Deve ter em mente que o uso de altas temperaturas piora significativamente a sua condição.

CABELO DE POROSIDADE MÉDIA

As características de alta e baixa porosidade, combinadas entre si, criam este tipo de porosidade. As raízes podem ser lisas e brilhantes enquanto que as pontas são secas e baças. O cabelo de porosidade média pode ser facilmente danificado devido ao uso de calor frequente ou ao usar colorações. No entanto, a sua porosidade pode ser reduzida e pode fazer com que ele pareça saudável e bonita. O cabelo de porosidade média é suscetível aos penteados, absorve ingredientes ativos e é fácil de nutrir.

Como tratar do cabelo poroso?

Se deseja que o seu cabelo pareça deslumbrante, certifique-se de comprar cosméticos adequados. Os óleos serão o remédio para todos os seus problemas. Pode distinguir os seguintes tipos de óleos: saturados, monoinsaturados e polinsaturados. Quando se trata de cabelos de baixa porosidade, os óleos saturados serão os melhores para usar. Para o cuidado dos cabelos de porosidade média, os mais recomendados são os óleos monoinsaturados. Os óleos polinsaturados serão perfeitos para cabelos de alta porosidade.

CABELO DE BAIXA POROSIDADE

Não há necessidade de colocar muito esforço no cuidado de cabelos de baixa porosidade. Tudo o que precisa fazer é limpá-lo completamente e proteger da influência de fatores externos prejudiciais (como: radiação UV, sal marinho, vento frio). Use produtos de fórmula leve com o conteúdo de ingredientes não comedogénicos. Evite silicones e outras substâncias que criem uma camada gordurosa na superfície da pele. Além disso, certifique-se de que os seus fios não esfregam contra os lenços ou casacos de inverno. Para obter melhores resultados no seu tratamento, use óleos saturados: coco, palmeira, manteiga ou manteiga de cacau.

CABELO DE POROSIDADE MÉDIA

O tratamento desse tipo de cabelo deve ser equilibrado. Pode usar cosméticos de fórmulas mais grossas e leves. Talvez possa ter que usar óleos de baixa porosidade no topo da cabeça e óleos de alta porosidade nas pontas (neste caso, pode experimentar silicones). Não hesite em usar os seguintes óleos: macadâmia, sésamo, amêndoas doces, azeite, amendoim e óleo de argão.

CABELO DE ALTA POROSIDADE

Para o cuidado deste tipo de cabelo em particular, deve usar máscaras de cabelo e condicionadores ricos em nutrientes e ingredientes ativos. Os melhores serão aqueles que tenham a capacidade de penetrar rapidamente e profundamente nas estruturas capilares, bem como permanecer na superfície para criar um revestimento protetor. Para os cabelos de alta porosidade, os mais recomendados são: óleo de noz, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de semente de abóbora, óleo de semente de morango, óleo de cânhamo, óleo de semente de uva e óleo de semente de melancia.

Como determinar a sua porosidade capilar?

Existe um método muito simples para determinar a sua porosidade do cabelo. Prepare um copo de água e alguns fios de cabelo. Coloque-os na água e aguarde cerca de 10 minutos. Enquanto isso, observe com muito cuidado o que está a acontecer com o seu cabelo. Se, após cerca de dois ou três minutos, estiver no fundo do copo, o seu cabelo é de alta porosidade. Os fios de baixa porosidade flutuam na superfície por mais de cinco minutos. No entanto, antes de decidir executar este teste, certifique-se de que os seus fios de cabelo estejam limpos e livres de produtos. Tais produtos podem impedir a entrada de água no interior.

Tratamento balançado

Se quer que o seu cabelo seja saudável e bonito, deve manter um equilíbrio entre emolientes, humectantes e proteínas que estão contidos nos cosméticos.

Proteínas As partículas podem aparecer em diferentes tamanhos. As pequenas preenchem as cavidades no cabelo, enquanto que as maiores revestem as pontas. As proteínas mais populares incluem: seda, elastina, queratina, proteína do leite, soja e trigo. Estas substâncias serão perfeitas no cuidado dos cabelos de alta porosidade. Eles garantirão suavidade e também melhorarão a resiliência dos fios. Os cabelos de baixa porosidade tratados com proteínas ficam, muitas das vezes, frisados e estáticos.

Humectantesfornecem propriedades hidratantes e higroscópicas. Neste grupo de compostos, incluímos: glicerol, ácido hialurónico, pantenol, aloe vera, mel, uréia. Se planeia usar humectantes, deve combiná-los com emolientes. Algumas proteínas também possuem propriedades de retenção de água.

Emolientes formam uma camada protetora na superfície do cabelo para evitar a perda de água. Eles funcionam de forma semelhante aos humectantes. Além disso, os emolientes são suaves, proporcionam brilho e facilitam o pentear. Estes incluem: óleos vegetais, ceras, álcoois gordurosos, parafina e silicones.